Edital para espaços de Matriz Africana é lançado nesta sexta (21)

Nesta sexta-feira (21/03), acontece o lançamento do Edital de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Economia Solidária no âmbito dos Espaços Socioculturais de Matriz Africana. Subsidiado pela Secretaria Estadual do Trabalho (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol) e da Comissão de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, o lançamento será às 15h, no anfiteatro da antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, em Salvador.

Lançado no Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o edital busca incentivar o empreendedorismo negro no Estado com investimentos da ordem de R$ 5 milhões. A iniciativa recebeu sugestões dos mais diversos segmentos, pois ao longo de 2013, a Setre promoveu audiências públicas para escutar as demandas e reivindicações dos segmentos organizados – blocos afro, baianas de acarajé, terreiros e grupos de expressão cultural/musical.

A decisão de lançar a Chamada Pública foi tomada após ser identificado o imenso potencial produtivo existente nos espaços de cultos de religiões de matriz africana, onde homens e mulheres, livremente associados, produzem uma gama de artefatos ligados ao culto. Esses núcleos produtivos revelam uma força pulsante da economia solidária, até então invisível nos espaços urbanos.

O evento contará com a presença do secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, da chefa de Gabinete da Setre, Olívia Santana, do secretário extraordinário para Assuntos Estratégicos da Bahia e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, Edvaldo Brito, da professora Makota Valdina, e do presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra, além de lideranças religiosas, diretores de blocos afro e entidades ligadas ao movimento negro.

Documentário

Às 19h, na Sociedade Protetora dos Desvalidos, no Pelourinho, haverá uma apresentação do documentário “A Cor do Trabalho”, mais uma iniciativa da Setre para valorização do empreendedor negro. Fruto de uma parceria entre a secretaria e o cineasta Antonio Olavo, a ação é relevante por se tratar do primeiro registro cinematográfico a dar visibilidade à história do trabalho negro coletivo no Brasil.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre