Fazer justiça a Jocasta 

Jocasta é a heroína para o horizonte da subjetividade de nossa época, como fica claro no monólogo estrelado por Débora Duboc e dirigido por Elias Andreato, em cartaz no Teatro Eva Hertz, em São Paulo 

Por Christian Ingo Lenz Dunker

Edipo e Jocasta
Na trilogia trágica de Sófocles (427 a.c.), Jocasta é a esposa e mãe de Édipo. Ela casou-se com Laio em um acordo político, não obstante o rei de Tebas permanecer apaixonado por Crisipo, seu amor de juventude. Esposa exilada do desejo de seu marido, ela recorre a Afrodite e aos venenos mágicos para incitar o encontro sexual que dará luz a Édipo. Diante do presságio que afirma que o fruto mórbido de tal injunção virá a matar seus pais (e não apenas seu pai), Jocasta entrega seu filho unigênito à exposição no monte Citerão. 
 
Segundo Pausânias, Laio, o coxo, possui outros filhos bastardos, mas é sob este, que lhe dá Jocasta, que recai a maldição. Na maior parte das versões conhecidas sobre a história de Édipo não há menção direta ao fato de que seu nome se traduz por “pés inchados”, mas em As Fenícias, de Eurípedes (411 a.c.), Jocasta rememora o fato de que, na encruzilhada de três caminhos, o cavalo de Laio pisa no pé de Édipo fazendo-o sangrar. Quando a trama avança rumo ao insustentável desfecho as palavras de Jocasta são prudentes:
 
“Da mãe não temas as núpcias, pois muitos dos mortais em sonhos já com a mãe deitaram.
Mas o homem que a isso importância não dá, leva melhor a vida.”
 
Lembrando que o nome “Jocasta” remete àquela que conhece os venenos – e que, entre os gregos, venenos e palavras possuem uma afinidade semântica, pois são ambos pharmakon – esta surge como um paradigma político esquecido pelos séculos de interpretação da tragédia. Jocasta é esta que tenta aplacar a briga entre seus filhos Etéocles e Polinice, na tragédia fraterna pelo poder sobre Tebas. Ela é também a mãe de Antígona de quem pela primeira vez se tem notícia da aparição escrita da palavra “autonomia” em grego.
 
Em As Rãs de Aristófanes, vemos Jocasta aparecer como uma anciã [“e mais tarde sendo jovem casou-se com uma velha, que ainda por cima era sua mãe – e depois cegou-se”]. No Édipo escrito por Eurípedes Jocasta vive a divisão entre seu irmão Creonte e seu segundo marido Édipo. Firme e solidária, leal e solitária, mesmo quando aparece silenciosa, como no Édipo legado por Ésquilo em Os Sete contra Tebas, Jocasta aparece recorrentemente entre dois personagens em luta, mas também com um desejo decidido e disposta a lutar por seu direito de desafiar o destino.
 
Jocasta é a heroína para o horizonte da subjetividade de nossa época. Isso fica claro no monólogo estrelado por Débora Duboc e dirigido por Elias Andreato, em cartaz no Teatro Eva Hertz até 27 de março, quartas e quintas às 21h. Recorrendo a um recurso aparentemente muito simples, Elias monta uma peça transversal com as inserções e aparições que tornam Jocasta, de uma personagem secundária, a protagonista. A história contada do ponto de vista de Jocasta reinventa a tragédia em uma versão surpreendentemente atual. Mãe e amante, resignada e insistente, leal sem deixar de ser desafiadora, Jocasta representa uma perspectiva feminina em um domínio quase exclusivo dos homens: as narrativas de sofrimento.
 
Não deixa de ser um problema que mesmo a renovação da tragédia na aurora da modernidade, com Shakespeare e Racine, e mesmo as reedições trágicas do século XX como Joyce, Proust, Camus ou Kafka, sempre nos colocaram diante de um mal-estar masculino que decorre do confronto heterogêneo com a lei e com a intrusão de um objeto que se mostra estrangeiro em relação a ela. Pois Jocasta, assim recriada, nos ensina que é possível sofrer sem que esta experiência nos remeta, primariamente, à transgressão, à afronta ou à iniquidade da lei.  
 
Jocasta padece de outra forma. Para ela nem tudo é crime e castigo ou perda e restituição. Ela vive a tensão silenciosa da dissolução de autenticidade sobre seus próprios gestos, do exílio da unidade de seu corpo, da incongruência dos desejos aos quais seu próprio desejo está referido. E é este aspecto que se encontra muito bem representado tanto no trabalho com a corporeidade, quanto na movimentação de cenário da montagem proposta por Elias Andreato. Uma maneira de sofrer que não está para além ou para aquém da lei, mas apenas que não faz de sua obediência ou desobediência o seu motor narrativo. A mudança de foco, a história contada desde um ponto de vista feminino, por um personagem subordinado ao qual se destina finalmente voz e ação não poderia ser mais feliz para pensarmos no tipo de pathos que esta tragédia procura fazer a catarse.
 
Se na versão Édipo-cêntrica a purificação dos afetos passa pela exclusão do elemento impuro, parricida e incestuoso, para além dos muros da cidade, junto com a peste que ele mesmo trouxe sem saber, quando colocamos nosso olhar no ponto de vista de Jocasta, trata-se de acolher o impuro e a partir dele repensar a unidade da família, da polis e no limite da própria lei. Se a leitura tradicional da tragédia de Édipo conduz a uma interpretação baseada na reintegração da unidade, o ponto de vista de Jocasta nos faz pensar em uma catarse desintegrativa, na qual o fragmento disperso é capaz de desfazer a identidade do todo.
 
O ato de ultrapassar (hubris) tanto as leis dos homens quanto as leis dos deuses aparece então como um desafio até então despercebido através dos séculos. Se a maldição contra Jocasta e Laio era de que “seria sua sorte morrer às mãos de um filho, que lhe dera de nascer de mim e dele”, ao enforcar-se sob o próprio leito, Jocasta contraria o destino imposto pelos deuses. Afinal seu suicídio implica estabelecer como fato que não foi seu filho quem a matou. Isso confirma seu destino trágico, alcançado na medida em que ela dele se afasta.
 
Fazer justiça a Jocasta é reconhecer que sua tragédia não é apenas um capítulo colateral do conflito de seu marido, de seu amante, de seu tio ou de seus filhos. Fazer justiça a Jocasta é reconhecer nela a valorização do laço com o outro, como desdobramento e metonímia de uma experiência comum. Para além da lei particular pela qual ela faz inscrever seus interesses, é todo o sistema de relações que ela pretende pôr em primeiro plano, nas diferentes expressões de seu desejo. Jocasta quer gozar para além de sua maternidade, de sua feminilidade. Daí sua radical contemporaneidade.
 
Serviço
 
Jocasta, monólogo dirigido por Elias Andreato e estrelado por Débora Duboc está em cartaz só até a semana que vem, dia 27 de março. O espetáculo acontece às quartas e quintas, às 21h no Teatro Eva Herz na Av. Paulista, 2073, no 1º piso do Conjunto Nacional. Ingresso: R$ 40,00
Fonte: Blog da Boitempo