Povos indígenas venezuelanos se unem em ações pela paz

Os povos indígenas venezuelanos se somam nesta segunda-feira (24) ao grande movimento a favor da paz convocado pelo governo bolivariano, em uma ação de resposta à estratégia da ultradireita para desestabilizar o país.

A Conferência de Paz com os povos indígenas que desta segunda-feira coincide com a comemoração dos 160 anos da declaração da abolição da escravatura. Segundo os organizadores, na sessão está prevista a entrega de 21 títulos de terras aos povos indígenas, o que totaliza mais de três milhões de hectares.

Esta Conferência de Paz convoca a população venezuelana ao respeito, um princípio filosófico das comunidades originárias. Cabe destacar que os organismos do Estado venezuelano envolvidos nesta iniciativa são o Grande Polo Patriótico originário, ministério dos Povos Indígenas e o Parlamento Indígena da América-Grupo Venezuela.

Como parte dos preparativos, porta-vozes de diversas organizações dialogaram sobre os temas que serão discutidos no encontro. Algumas das temáticas propostas foram a demarcação territorial, medicina ancestral, educação intercultural bilingue e saber ancestral, entre outras.

A iniciativa se soma às já realizadas com os estudantes, as comunas, os movimentos de motociclistas, as mulheres, as pessoas da terceira idade e jovens, entre outros setores.

Fonte: Prensa Latina