Comissão da Verdade no Paraná reivindica "Justiça e Reparação’

Sindicalistas, lideranças, militantes e ex-presos e perseguidos políticos do Paraná se reuniram na tarde da última quinta-feira (20) na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no estado para lembrar os 50 anos do golpe militar e pedir ‘Justiça e Reparação’ aos trabalhadores reprimidos pelo regime militar.

Comissão da Verdade no Paraná em ato Sindical - CTB

A atividade foi uma iniciativa de oito Centrais Sindicais, entre elas a CTB, no estado, da OAB Paraná e da Comissão Estadual da Verdade ‘Teresa Urban’, com o apoio do GT ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’, da Comissão Nacional da Verdade.

O Ato reuniu depoimentos de militantes perseguidos no período, que lembraram as torturas e as intervenções nos Sindicatos e a retirada abrupta do direito à organização sindical.

Os dirigentes sindicais das Centrais ressaltaram a importância na ‘descomemoração’ dos 50 anos do Golpe, que atingiu majoritariamente a classe trabalhadora. Ainda ressaltaram a realização de Atos Sindicais Unitários por todos os estados, que permitam o diálogo com a sociedade e o conhecimento de como os militares agiam, para que essa parte da história não seja esquecida e chegue às novas gerações.

Fonte: CTB