Perpétua garante que cheia não prejudica comércio da castanha 

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), afirmou na manhã desta segunda-feira ( 24), durante visita às indústrias de beneficiamento da castanha de Brasiléia e Xapuri, no Acre, que a cadeia produtiva da castanha não será prejudicada com a cheia do rio Madeira.  

Perpétua garante que cheia não prejudica comércio da castanha - Iris Braga

Apenas a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), que agrega mais de 2,5 mil famílias de 30 associações e cooperativas, comercializa com cerca de 100 grandes indústrias brasileiras, entre elas a Nestlé, aproximadamente 150 toneladas de castanha beneficiada.

Garantindo que todos os esforços estão sendo feitos para evitar prejuízos para produtores e trabalhadores, Perpétua Almeida disse que governador Tião Viana tem se esforçado para garantir que a Cooperacre continue comercializando sua produção, evitando assim, prejuízos para as mais de 2,5 mil famílias beneficiadas e para os seus quase 300 funcionários.

“Diferente daquilo que poucas pessoas sem informação insistem em afirmar, o Acre tem produzido muito. Prova disso é a nossa castanha que está sendo comercializada por grandes indústrias brasileiras. Sabemos do esforço e da dedicação de cada família e de cada trabalhador que, sobrevivem desse trabalho. Por isso, viemos aqui para tranquilizá-las e reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

Ela garantiu as pessoas que trabalham diretamente nas duas indústrias e as famílias das cooperativas e associações, ligadas à Cooperacre que toda produção será enviada para as indústrias. Perpétua informou que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) continuarão à disposição para fazer o transporte da castanha até que as águas do rio Madeira baixem e a BR 364 seja liberada para o tráfego de caminhões.

Acompanhada do superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro, a parlamentar conheceu todo processo de produção, desde o armazenamento até a embalagem da castanha para comercialização.

Ela lembrou que, uma pausa na comercialização do produto, traria prejuízos e problemas para quase três mil famílias. “Se não fosse o esforço do nosso governador Tião Viana para garantir o transporte da castanha até Porto Velho, todo esse processo seria interrompido, causando muitos prejuízos para essas pessoas”, ressaltou.

O superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro, agradeceu o apoio da deputada e fez questão de destacar a importância da ajuda do governo do Estado, para evitar prejuízos para a cooperativa.

“Se não fosse a preocupação e o apoio do governador Tião Viana e de pessoas amigas como a deputada Perpétua Almeida, nós estaríamos enfrentando muitos problemas. Mas graças à dedicação deles, nossa produção continua, sem riscos para nossas famílias”, disse.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida