Presidentes da China e dos EUA mantêm primeiro encontro no ano

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Barack Obama, encontraram-se neste segunda-feira (24) em Haia, na Holanda. Foi o primeiro encontro entre os chefes de Estado da China e dos EUA neste ano.

Na ocasião, Xi Jinping expressou agradecimento a Obama pela preocupação com o avião desaparecido da Malaysia Airlines e pela participação norte-americana nas buscas pela aeronave.
O presidente chinês lembrou que, desde o ano passado, a China e os EUA têm mantido uma comunicação estreita por vários meios, alcançando vários consensos importantes, de modo a promover o desenvolvimento das relações bilaterais.

Este ano marca os 35 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Ante a atual situação internacional complexa, a China e os EUA necessitam de cooperação e são capazes de fazê-lo em mais áreas.

Xi Jinping aplaudiu a atitude de Obama por desenvolver um novo relacionamento entre grandes potências com a China. Ele disse que a China insiste nos princípios de não-confronto e respeito mútuo, e quer reforçar a cooperação, tanto no plano regional como global e controlar as divergências, para impulsionar o desenvolvimento sadio e sustentável das relações bilaterais.

Rádio China Internacional