Agendas de Trabalho Decente começam a ser implantadas na Bahia

O município de Boquira, distante quase 700 km de Salvador, ganhou a primeira Agenda Municipal do Trabalho Decente na Bahia. Integrante do Território de Identidade da Bacia do Paramirim, a cidade oficializou o compromisso nesta quarta-feira (28/03), em cerimônia que contou com a participação de muitos jovens.

Na ocasião, foram apresentados os conceitos do trabalho decente; a promoção da centralidade do trabalho e a sua valorização na sociedade; o desenvolvimento como inclusão social; e a promoção do diálogo social como um importante instrumento para a consolidação do processo. Após isso, divididos em quatro grupos, os participantes debateram temas afins e definiram os representantes do Comitê Gestor dentro dos segmentos da sociedade, do governo e dos trabalhadores.

“A implantação das Agendas Municipais do Trabalho Decente é uma ação desenvolvida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte [Setre] e o compromisso dessas prefeituras foi firmado durante um encontro de gestores públicos, realizado no mês de setembro passado, em Salvador”, destaca Patrícia Lima, representante da Setre e também coordenadora estadual da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

Para Regina Cursino, secretária municipal de Assistência Social de Boquira, é uma grande ousadia e responsabilidade o município implantar uma agenda de Trabalho Decente. “A partir de agora, vamos trazer para debate a construção coletiva desse conceito, dentro da comunidade, e fazer com que todos conheçam as várias vertentes do mundo do trabalho”, explica.

Implantação

O calendário de implantação de agendas municipais pelo interior do Estado continua nesta quinta-feira (27), em Ibipitanga. Na sexta-feira (28), será a vez de Caturama ser contemplada e encerrar o primeiro ciclo do calendário. Os lançamentos são acompanhados por técnicos da Assessoria Especial da Setre. Em maio, será a vez de o município de Araci, integrante do Território de Identidade do Sisal, ser contemplado com a ação.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre