Contag inicia semana de debates com líderes de todo o país

Esta é uma semana de grande importância para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Lideranças de todos o país estão presentes na sede da Contag, em Brasília, para o Conselho Deliberativo Extraordinário Ampliado, que acontece de 26 a 28 de março.

Em ato realizado no início da tarde desta segunda-feira (24), o presidente da Contag, Alberto Broch, deu as boas vindas em nome de toda a diretoria aos presentes. Alberto apresentou os objetivos dos encontros e citou os principais temas a serem debatidos durante esta semana. Um deles é a questão da representação e representatividade sindical. “Queremos fazer um debate sereno e transparente.
Precisamos estar atentos aos rumos e à conjuntura para que possamos continuar representando bem os homens e as mulheres do campo”, disse Alberto.

Dentre outros temas a serem discutidos, estão a valorização do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, como avançar em políticas públicas para o campo, a importância das eleições 2014 para o MSTTR e a discussão sobre a sustentabilidade político e financeira do MSTTR.

Segundo Alberto, um dos pontos centrais dessa semana é a construção e aprovação da pauta do 20º Grito da Terra Brasil, para a qual serão consideradas também as sugestões feitas nos cinco Encontros Regionais, que aconteceram entre 12 e 19 de março. “O objetivo é termos uma estratégia política para que possamos pautar o governo e avançar em políticas públicas para o campo”, afirmou Alberto.

Fonte: CTB