Unasul afirma que atos violentos devem cessar na Venezuela

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) divulgou, nesta quinta-feira (27), o resultado da visita dos chanceleres do bloco à Venezuela para contribuir ao debate entre o governo e a oposição. No texto, os chanceleres ressaltaram que é necessário que se assuma o compromisso de encerrar todas as ações violentas no país e baixar o tom de acusações entre as partes para que o diálogo possa realmente ocorrer.

Chanceleres da Unasul participaram da Conferência de Paz convocada pelo governo venezuelano| Foto: TeleSUR

De acordo com o comunicado, a comissão realizou reuniões com o presidente Maduro, com a Comissão Política e Econômica e participou da Conferência Nacional de Paz feita pelo governo com deputados do partido governista e de partidos da oposição, além de setores produtivos e sindicatos econômicos do país.

Também se reuniram com líderes de partidos políticos que integram o Grande Polo Patriótico (GPP) e a oposicionista Mesa de Unidad Democrática (MUD), com o Ministério Público, o Tribunal Supremo e a Defensoria do Povo, com o Núncio Apostólico e representantes de distintos credos religiosos, organizações de direitos humanos e líderes estudantis.

“A Comissão registrou a disponibilidade para o diálogo com todos os setores, o que expressa a necessidade de moderar a linguagem, gerando assim um ambiente de paz que fortaleça as conversações entre o governo e os vários atores políticos, econômicos e sociais no país. Da mesma forma, a Comissão identificou em seus contatos uma firme rejeição de todos os setores à violência, condenando qualquer tentativa de romper a ordem democrática e expressando seu compromisso com o respeito de todos os direitos humanos.”

Os chanceleres também ressaltaram a disposição de Maduro de executar as recomendações realizadas. O grupo informou que os trabalhos terão continuidade com um grupo de diplomatas nos próximos dias.

Encerrando o informe, a Unasul reafirmou seu “estrito apoio à democracia, ressaltando a vontade coletiva da Unasul em apoiar um processo de diálogo amplo e respeitoso, levando em consideração a Conferência Nacional de Paz e reitera sua condenação a qualquer tentativa de ruptura da ordem constitucional”.

A ida da missão da Unasul à Venezuela foi aprovada durante uma reunião extraordinária realizada no Chile no último dia 12 para “acompanhar, apoiar e assessorar um diálogo político amplo e construtivo na Venezuela" entre governo e a oposição.

Da Redação do Portal Vermelho,
Vanessa Martina Silva