Estados Unidos pedem que Colômbia receba presos de Guantânamo

Após o governo uruguaio ter aceitado receber cinco dos presos de Guantânamo conforme solicitado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a chanceler colombiana, María Ángela Holguín informou que pedido semelhante foi feito à Colômbia, mas o assunto ainda está sendo estudado pelas autoridades do país.

Prisão de Guantânamo: Os detidos são mantidos em uma área de espera pela Polícia Militar no Campo Raio X, durante o seu "processamento" para a prisão. Foto de janeiro de 2002. Foto: Shane T. McCoy / Departamento de Defesa / Reuters

"Dissemos a eles que iríamos pensar, analisar, estudar o tema e aguardar que eles nos passem mais detalhes", afirmou durante entrevista à rádio Blu Radio e informou que a Colômbia não conhece detalhes de quantos e nem de quem seriam os presos de enviados ao país. O tema será discutido com o ministro da Justiça colombiano, Alfonso Gómez Méndez, e com o presidente Juan Manuel Santos.

Leia também:
José Mujica receberá presos de Guantânamo no Uruguai

Para o senador colombiano, Iván Cepeda, o país deve rejeitar a solicitação dos Estados Unidos. “Como é conhecido, em Guantânamo se perpetraram violações de direitos humanos denunciadas por diversos órgãos internacionais, e Colômbia faria mal de receber pessoas que foram tratadas desta forma sem que tenham sido tomadas decisões no âmbito internacional sobre o caso”.

Ele aproveitou para criticar o sistema penitenciário de seu país que, segundo ele, está superlotado: “há uma crise no sistema carcerário e penitenciário. A Colômbia não tem como garantir os direitos a uma reclusão digna para seus cidadãos e faria mal em começar a receber prisioneiros estrangeiros”, afirmou.

Pepe Mujica

O presidente uruguaio afirmou, ao confirmar o recebimento dos detentos de Guantânamo, que os receberá na qualidade de "refugiados", e disse que a acolhida é uma "questão de direitos humanos". Para Mujica, a prisão "tem funcionado como uma verdadeira vergonha para a humanidade e muito mais vergonhoso para um país como os Estados Unidos".

Mujica pediu como contrapartida que Washington liberte os três presos cubanos que ainda estão sob custódia dos EUA, após terem sido presos, há mais de dez anos, enquanto atuavam como espiões para identificar organizações terroristas anticastristas na Flórida.

Da Redação do Portal Vermelho,
com informações de agências