João Sicsú: “A ditadura foi um processo excludente”

Em sua coluna semanal Economia em Números, o economista João Sicsú faz uma retrospectiva da economia nos tempos de ditadura militar e apresenta números que indicam a alta concentração de renda na época e a diminuição pela metade do valor real do salário mínimo. “A ditadura foi um processo excludente em todos os âmbitos.”, disse João.

Ramon de Castro, para Rádio Vermelho.

 

Para o colunista, o resultado foi um modelo de crescimento assimétrico, marcado por extrema desigualdade, concentração de renda e desvalorização do salário mínimo. “O salário mínimo antes do golpe equivalia, para os números de hoje, a mil reais. E no final da ditadura militar valia menos que a metade do valor inicial, ou seja, aproximadamente 500 reais”, completou.

Sicsú alertou que esse é uma herança que devemos negar. "Esse é um exemplo de crescimento econômico e construção de infraestrutura que temos que negar. Principalmente o econômico que foi um processo excludente”, disse o economista.

O economista ponderou que, com uma proposta diferente, nos últimos dez anos assistimos um modelo oposto. "O caminho adotado na ultima década foi de crescimento econômico associado à redução da pobreza, com forte redução do desemprego, inflação sobre controle, elevação real do salário

Ouça o áudio na integra: