Mujica rechaça bloqueio a Cuba e sanções à Venezuela

O presidente uruguaio, José Mujica, rechaçou nesta segunda-feira (31) o bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba e alertou sobre tentativas de impor sanções à Venezuela.

Em uma declaração difundida pela Secretaria de Comunicação da Presidência, o presidente disse: "Quando o mundo inteiro pede aos Estados Unidos que cesse sua política de bloqueio econômico a Cuba, surgem por parte desse governo vozes ameaçando com sanções a Venezuela".

Em seguida, perguntou: "Não se aprende nada da história? Por acaso essa atitude tem servido para resolver algo que não seja impor privações aos mais frágeis em diferentes sociedades?".

A primeira coisa de que necessita a Venezuela e toda a América Latina é serem respeitadas, sublinhou Mujica.

"Paz, tolerância, respeito e negociação são valores a recordar e cultivar para e por uma Venezuela integrada aos povos do Sul", pontuou.

Segundo, disse, é querer a todos os venezuelanos como parte de nós. Acrescentou que suas contradições são também as nossas e sua resolução não deveria ser violenta, e muito menos, incitada a partir do exterior.

É o caminho aberto do voto, no fiel cumprimento constitucional, o que deve substituir a violência como alternativa política, insistiu o presidente uruguaio. Além disso, recordou que "nossas Constituições poderão ter limitações, mas o respeito a estas é um caminho necessário".

Prensa Latina