Seminário da FMG sobre 50 anos do Golpe inicia hoje

Seminário organizado pela Fundação Mauricio Grabois em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul inicia hoje com a presença dos professores Carlos Fico (UFRJ) e Cláudia Wasserman (UFRGS), e do presidente da FMG, deputado estadual Raul Carrion (PCdoB/RS).

Os "50 Anos do Golpe Militar no Brasil" começa a ser relembrado hoje com o ciclo de debates sobre a Ditadura que rompeu a democracia do país em 1964. Foram 21 anos de um sistema repressivo contra o trabalhismo e as organizações de esquerda, que perseguiu, despareceu, torturou e matou. A programação começa às 19 horas no Auditório do Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA/UFRGS), no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

A mesa de abertura contará com a presença da Profª. Dra. Cláudia Wasserman, doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autora do livro “Palavra de Presidente”, que estudou os processos de construção da nacionalidade em três países de América Latina: Brasil, México e Argentina. O Profº. Dro. Carlos Fico, pós-doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), autor, co-autor e organizador de diversos livros, entre eles: “Como eles agiam. Os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política”; “Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar” e “Reinventado o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil (1969-1977) também fará parte da abertura do seminário que será realizado durante as terças-feiras do mês de abril. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Gabinete Raul Carrion