Almir lembra Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira (2), foi tema do discurso em plenário do vereador Almir Fernando (PCdoB) (foto) nesta tarde. Ele destacou que a data foi criada pela Organização das Nações Unidas, para conscientização acerca dessa questão. “O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento”.
Publicado 03/04/2014 07:57 | Editado 04/03/2020 16:55
O vereador lembrou que o autismo faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Mais recentemente foi criado o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos”.
O vereador finalizou dizendo que a ciência, pela primeira vez, falou em cura do autismo em novembro de 2010. “Com a descoberta de um grupo de cientistas nos EUA, liderado pelo pesquisador brasileiro Alysson Muotri, na Universidade da Califórnia, que conseguiu "curar" um neurônio "autista" em laboratório. O estudo baseou-se em um tipo de autismo com maior comprometimento e com comprovada causa genética. A descoberta foi publicado na revista científica Cell”, disse
Fonte: Câmara Municipal do Recife