Urariano Mota: A ditadura brasileira no vestibular

Em sua coluna semanal, o escritor e jornalista pernambucano Urariano Mota repercute o tema sobre a ditadura militar que deve ganhar atenção especial nos vestibulares de todo o país, principalmente o Enem. “O estudante passou a vida escolar escutando pouco sobre a ditadura e agora vão exigir dele que faça uma imersão num assunto tão complexo”, disse.

Ramon de Castro, para Rádio Vermelho.

Segundo o que tem sido vinculado por especialistas em vestibulares na internet, as redações irão propor que os vestibulandos apresentem soluções sobre o período da ditadura, em especial na questão dos direitos humanos. “Se as pessoas que viveram na ditadura não sabem a solução para os problemas envolvidos, os estudantes vão apresentar apenas propostas vazias”, salientou Urariano.

Para o escritor, ao mesmo tempo em que há um excesso de cobrança para que os estudantes se aprofundem no tema, há também uma ótima oportunidade de avançar nos estudos acerca da ditadura em todas as matérias escolares. “Até então só viam a ditadura como parte da história, quando na verdade envolve todas as outras, como geografia, literatura e até o ensino de matemática”, falou Mota.

Ouça a coluna na íntegra: