Festival de Teatro de Bogotá homenageia o Brasil

Começou nesta sexta-feira (5) a 14ª edição do Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá (Fitb), um dos mais importantes do gênero no mundo. Este ano, o festival reúne companhias de 26 países, e o homenageado foi o Brasil com uma viagem musical ao nordeste brasileiro intitulada “Gonzagão, a lenda”.

Festival de Teatro de Bogotá 2014 - Reprodução

A diretora do festival, Ana Martha Pizarro, e a ministra da Cultura do Brasil, país convidado de honra, Marta Suplicy, abriram a sessão inaugural no teatro Jorge Eliécer Gaitán da capital colombiana que recebeu a peça dirigida pelo pernambucano João Falcão.

'Estamos muito contentes que a Colômbia nos tenha proporcionado este espaço em que somos protagonistas', disse Marta Suplicy. Afirmou ainda que o fato de o Brasil ser o convidado de honra do evento é algo 'extraordinário'.

'Gonzagão, a lenda', é um premiado musical que gira em torno da vida e obra de Luis Gonzaga (1912-1989), o 'rei do baião' e foi criado para homenagear o centenário de nascimento do músico pernambucano em 2012, mesclando sua biografia com histórias que ajudaram a criar o mito.
No total, 23 obras estrearam no primeiro dia do festival que vai até o dia 20 de abril com a participação de 45 companhias internacionais e 39 colombianas que se apresentarão em 28 salas, 14 parques e três espaços públicos do centro da cidade.

Como convidado de honra, o Brasil apresentará, além de 'Gonzagão', as peças 'Maravilhoso', 'Till, A saga de um Herói Morto', 'O Jardim', 'Toda Nudez Será Castigada', do diretor Antunes Filho, e 'Amores Surdos'.

Na programação, também se destacam o espetáculo circense 'La Veritá', do italiano Danielle Finzi Pasca, o cabaré 'Limbo', dos australianos Strut & Fret, 'Cupaima, Homenagem a Chavela Vargas', da bailaora flamenca Cecilia Gómez, e o tango aéreo '8cho', da companhia argentina Brenda Angiel Aerial Dança.

O objetivo é “incluir os interesses dos jovens, ocupar a cidade” disse Ana Martha. Destacou ainda a importância dos espetáculos gratuitos de teatro de rua.

O Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá, nasceu há 25 anos e se consolidou como um dos eventos culturais mais importantes do país. Por essa razão foi declarado Patrimônio Cultural da Nação pelo governo da Colômbia em 2013.

Da redação do Vermelho, com agências