PCdoB lança chapa para concorrer à eleição suplementar de Mossoró

 


PCdoB homologa os candidatos Gutemberg Dias a prefeito e Neto Vale a vice
Em clima de entusiasmo e unidade, no último domingo (6), o diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou a convenção eleitoral em Mossoró, cidade polo da região Oeste e o segundo maior município do Rio Grande do Norte, para escolha dos candidatos do Partido a eleição suplementar, marcada para o dia 4 de maio.

O evento contou com a participação do presidente estadual da sigla, Antenor Roberto, e do secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, e foi prestigiado pela militância da cidade e de vários municípios da região Oeste, vereadores, jovens comunistas da UJS, membros da CTB, UNEGRO, UBM, de diversas frentes de massas, amigos e simpatizantes do Partido.

Na ocasião, foram homologados os nomes de Gutemberg Dias, geólogo, filiado ao PCdoB desde os anos noventa, como candidato a prefeito, e Neto Vale, economista e professor da Universidade Estadual do RN, antigo militante do Partido, a vice-prefeito.

Para Gutemberg Dias, “a ousadia em enfrentar com chapa ‘puro sangue’ a eleição suplementar em maio se dá pelo entendimento da direção municipal e militância de que há um espaço aberto para se estabelecer um diálogo com a população debatendo ações que visem minimizar o estado de calamidade pública instalado no município que é um dos maiores produtores de petróleo em terra no Brasil”.

Ainda segundo Gutemberg, “as opções que se apresentaram para disputar a eleição já demonstraram que não tem nada de novo e não se constituem alternativa visto que já tiveram participação em administrações anteriores direta ou indiretamente e não avançaram na resolução dos graves problemas enfrentados pelos mossoroenses”.

“O clima durante toda a convenção foi de muito entusiasmo, tendo a militância presente demonstrado um alto grau de comprometimento com a campanha que terá curto tempo entre as convenções e sua realização”, enfatizou o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico.
 

O presidente estadual do Partido, Antenor Roberto, ressaltou em sua intervenção inicial que “os comunistas são movidos a grandes desafios e esse é mais um dentre tantos e será importante pelo fato de duas candidaturas homologadas em convenções estarem ‘sub judice’ e não podemos prever os desdobramentos que isso possa levar, se referindo à Larissa Rosado e Claudia Regina”.

Além da chapa do PCdoB, PSDC, com Josué Moreira, PSOL, com Cinquentinha, e DEM, com a prefeita afastada Cláudia Regina, terão chapa puro-sangue. Seguindo, a aliança estadual, PSD e PT seguem juntos na capital do Oeste, com o atual prefeito em exercício Francisco José Júnior, além de PSB e PMDB, com o nome da deputada estadual Larissa Rosado.

Eleição Suplementar

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) marcou para 4 de maio as novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Mossoró. A resolução definindo a nova data está no Diário da Justiça Eletrônico do dia 10 de março, que já está disponível no site do tribunal. A prefeita cassada Cláudia Regina (DEM) e o vice-prefeito Wellington Filho (PMDB) foram afastados dos cargos após condenação por abuso de poder econômico e político no pleito eleitoral de 2012.

A resolução define que podem concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data marcada para as eleições e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior. Estão aptos a votar os eleitores com cadastro eleitoral regularizado até 151 dias antes da data marcada para as novas eleições.

De Mossoró, Carlos Albérico – secretário estadual de Organização