China investe US$ 488 bilhões em serviços médicos

O governo chinês investiu cerca de 3 trilhões de iuanes (US$ 488 bilhões) para a reforma médica nos últimos cinco anos, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

O investimento foi feito tanto pelo governo central quanto pelas autoridades locais, indicou Mao Qun'an, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China, em uma coletiva de imprensa.

Após os esforços de anos, a reforma de hospitais públicos da China atingiu mais de mil distritos através do país, cobrindo uma população de 500 milhões, apontou Mao. "Ou seja, a estrutura para um sistema de seguros médicos básicos foi estabelecida compreensivamente", revelou.

Mao apontou que um fator chave para promover a reforma de cuidados de saúde da China é aumentar o salário dos trabalhadores médicos e cortar a ligação entre renda dos médicos e venda de remédios.

Os trabalhadores em hospitais públicos, que dominam o mercado de serviços de saúde da nação, recebem salários geralmente baixos. Por isso, muitos médicos cooperam com as companhias farmacêuticas e ganham "rendimentos ilegais" prescrevendo remédios demais ou remédios desnecessários.

Resolver o problema é uma tarefa urgente para a comissão e medidas já foram adotadas, apontou.

A comissão reforçará também a proteção dos trabalhadores médicos após uma série de casos de violência de pacientes contra trabalhadores médicos, revelou.

Fonte: Rádio Internacional da China