CNV quer ouvir todos os agentes denunciados por tortura

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, disse na última segunda-feira (7) que a comissão pretende, até o final de seus trabalhos, ouvir todos os agentes de Estado responsáveis pelas torturas e mortes durante a ditadura militar.

“Tomamos a decisão de que faremos um grande esforço para que, até o final dos trabalhos da comissão, sejam ouvidos todos os agentes públicos acusados da prática de graves violações de direitos humanos, de tal sorte que nenhum deixe de ter a oportunidade de se manifestar”, disse ele durante audiência pública realizada na tarde de hoje, em São Paulo.

Segundo Dallari, a comissão listou 50 agentes públicos que ainda deverão ser ouvidos este ano. “Esta lista ainda não é definitiva”, falou ele. Dallari informou que até o momento a comissão coletou cerca de 850 depoimentos no geral, o que inclui depoimentos de vítimas de torturas na ditadura militar.

Em maio, disse o coordenador, a comissão deverá fazer audiências públicas específicas sobre a Guerrilha do Araguaia, e também uma audiência em São Paulo na qual pretende reunir todas as comissões da verdade criadas no país.

Dallari também comentou o anúncio das Forças Armadas, na semana passada, de que vão investigar e apurar práticas de tortura e morte em unidades militares oficialmente usadas em interrogatórios e prisões políticas. Segundo ele, o gesto das Forças Armadas é muito importante porque, pela primeira vez, assumem uma conduta “não somente passiva, de fornecer documentos ou informações isoladas”, mas agora também com o “dever de investigar”. “Isto é algo importante. Entendemos que esse movimento das Forças Armadas é muito significativo”, falou ele.

Fonte: Agência Brasil