Rio inicia Semana da Humanização no atendimento nos hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou nesta terça-feira (8) que ao longo desta semana estará realizando, em parceria com as redes federal e estadual de saúde, a Semana Nacional da Humanização. O evento acontecerá até o dia 11 deste mês na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no Museu da República e nas unidades de saúde.

Semana Nacional da Humanização

Nesta terça-feira (8), a assessora de Humanização da SMS, Marta Côrtes, abre os trabalhos com a palestra “Humanização e suas tecnologias de cuidado”, seguida por Luiz Alexandre Essinger, diretor do Hospital Municipal Miguel Couto, que vai falar sobre “Acolhimento, visita aberta e o direito ao acompanhante”.

No mesmo dia, a superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades da SMS, Maria Auxiliadora Mendes Gomes, fala sobre “Humanização naAtenção ao Parto e Nascimento no Rio de Janeiro” e mostra os resultados do Programa Cegonha Carioca.

O dia 10 de abril será exclusivo para a troca de experiências por meio de um intercâmbio entre equipes de saúde das unidades federais, estaduais e municipais. Por meio da atividade, os profissionais poderão vivenciar experiências da Política Nacional de Humanização.

Na rede municipal, as unidades que estarão abertas ao intercâmbio para mostrar as práticas de visita aberta e acolhimento são Hospital Municipal Miguel Couto, CER Leblon, Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello e Clínica da Família Santa Marta, cada uma com dez vagas.

Fonte: Correio do Brasil