Acordo entre governo e sindicato encerra greve na Suframa 

 Um acordo assinado pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ricardo Schaefer, representantes dos trabalhadores, o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Afonso Queiroz Nogueira, e os senadores do Amazonas, Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Eduardo Braga (PMDB), pôs fim a paralisação do órgão que já durava 47 dias.

O acordo firmado entre os trabalhadores e governo cria uma comissão que irá debater uma reestruturação das carreiras do órgão e também o não-desconto dos dias parados.

A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) comemorou o fim da greve. Os servidores assinaram um acordo com o governo, que sinalizou a disposição de criar um novo plano de carreira para a categoria e também de remodelar a Suframa, com mudanças estruturantes no órgão, disse a senadora.

Vanessa Grazziotin ressaltou que a Suframa é de vital importância para a região Norte. E que o acordo irá permitir que a Suframa possa se "transformar em uma agência de desenvolvimento regional, um papel que a Suframa já cumpre hoje fomentando a economia de toda a nossa região".

O vice-presidente do Sindframa, Anderson Belchior destacou que o acordo foi construído ouvindo a base dos servidores e que "nos permitirá superar as defasagens históricas que nossa carreira enfrenta".

Por outro lado, o superintende da Suframa, Thomaz Nogueira, lembrou que o acordo mostra que o governo federal tem "clara a importância da Suframa para a região Norte e para o Brasil".

A greve da Suframa provocou a paralisação de 70% das atividades da autarquia durante o período, o que afetou sobretudo a vistoria e entrada de mercadorias, prejudicando também o comércio no Estado.

O prejuízo estimado para o órgão passa dos 300 milhões de reais. A paralisação foi provocada por servidores de carreira, que pediam a criação do plano de cargos, a reforma dos espaços físicos e a promoção de cursos e atividades de qualificação.

Da Redação em Brasília
Com agências