Comunistas russos irão prestar apoio ao povo ucraniano do leste

O Partido Comunista da Federação Russa tem a intenção de enviar seus representantes para Donietsk, Lugansk e Carcóvia, em apoio às manifestações pelos direitos do leste da Ucrânia, declarou o vice-presidente do Comitê Central do PCFR, Valiéri Ráchkin, após encerrar uma reunião mantida com dirigentes do partido.

"Os comunistas russos consideram que é seu dever apoiar os habitantes de Doniétsk, Lugansk, Carcóvia, aos quais o governo atual da Ucrânia colocou praticamente fora da lei", declarou na última terça-feira Rachkin aos jornalistas.

Rachkin indicou que as pessoas que estão participando nos atos e comícios nessas cidades, contra as quais o governo está disposto a adotar métodos repressivos, inclusive a utilização do exército, estão defendendo seu direito à liberdade, a uma vida digna, à própria vida em si.

"Atualmente essas pessoas estão entre a cruz e a espada; por um lado os sectários e a região ocidental, que se mostra agressiva com relação à população russófona, por outro lado, forças que chegaram ao poder por via das armas e que não estão fazendo hoje nada para colocar um fim à crise e para defender a população russófona das regiões do sul e do leste".

Nestas condições, o PCFR está decidido a abrir suas portas em locais como Donietsk, Lugansk e Carcóvia, além de outras cidades do leste ucraniano.

Não será apenas um simples gesto político e de apoio moral às pessoas simples, que não querem viver nessas condições de histeria antirrussa e pró-fascista. Vamos monitorar as violações dos direitos e liberdades da população russófona", finalizou.

Fonte: Interfax