Morre em Salvador a yalorixá Ana Baiana

Morreu nesta quarta-feira (9/4), em Salvador, a yalorixá Ana Maria dos Santos, conhecida como Mãe Ana e Ana Baiana, líder do Terreiro Unzó Kaiango Kyangunzu (Terreiro das Quartinhas), localizado no bairro da Federação. A religiosa tinha 64 anos e estava internada no Hospital São Rafael, onde tratava de problemas de saúde.  

Ana Baiana, que também era baiana de acarajé, era militante do PCdoB e se tornou uma figura muito querida no partido. O presidente do PCdoB-Bahia, deputado federal Daniel Almeida, lamentou a perda e prestou solidariedade aos familiares e amigos.
 
“Ela foi uma grande incentivadora e promotora das raízes e tradições afro-brasileiras […] Grande parceria do nosso mandato, com um sorriso marcante, largo e fraternal, sempre esteve conosco em diversos momentos da minha vida política”, escreveu Daniel Almeida.
 
Líder do PCdoB na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Everaldo Augusto também lamentou a morte. “A Bahia perde uma líder religiosa de matriz africana, que se tornou em uma liderança da cidade de Salvador e sempre demonstrou muita coerência e lucidez para analisar os acontecimentos políticos do país. Sempre teve lado!”, afirmou Everaldo Augusto.
 
O velório da yalorixá terá início na noite desta quarta-feira, no terreiro, e o enterro será na quinta-feira (10), no Cemitério do Campo Santo, localizado na Federação, às 9h. Ana Baiana deixa marido e três filhos.

De Salvador,
Erikson Walla