PCdoB amplia processo de fortalecimento de suas bases no Recife

 Neste sábado (12), o Comitê Municipal do PCdoB do Recife realiza encontro para o lançamento do Fórum de Quadros de Base. O evento acontece no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, das 8h às 13h, e reunirá dirigentes e integrantes das organizações de base (OB) do partido no Recife. .

 A iniciativa vem ao encontro do que estabelece o documento Política de Quadros aprovado pelo 12º Congresso Nacional do partido, em 2009, e, desde então, objeto de contínuo debate interno partidário.

Nesse sentido, em artigo publicado recentemente, o secretário estadual de Formação e Propaganda e membro do Comitê Central do PCdoB, Luciano Siqueira, mostra os passos a serem dados e as metas a serem alcançadas, com destaque para o mapeamento da base militante e a avaliação das organizações de base.

"Arregimentando forças para o embate eleitoral de outubro, na atual fase de pré-campanha, sob inspiração das diretrizes do 8° Encontro Nacional sobre Questões de Partido, os Comitês Municipais do PCdoB mapeiam a base militante, avaliam o grau em que as Organizações de Base estão constituídas e em funcionamento, no intuito de potencializar a conquista do voto de maneira planejada. Ou seja, tanto em áreas e segmentos já testados, onde os candidatos comunistas podem contar com boa votação, como em áreas e segmentos recentes, a palavra de ordem é constituir redutos eleitorais – e estreitar laços de combate, amizade e convivência com expressivas parcelas do povo. Sobretudo nas capitais e cidades grandes e médias", explica Luciano.

Por sua vez, também em artigo recentemente publicado, o coordenador do Departamento Nacional de Quadros, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), destaca a importância da Política de Quadros do partido. "A política de quadros está a serviço do projeto estratégico do PCdoB", que visa implementar no Brasil um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND), e aponta para "a construção de um partido comunista de quadros e de massa, apto para a disputa da hegemonia na sociedade num processo de acumulação de forças nas frentes institucionais, dos movimentos sociais e luta de ideias".

A íntegra dos artigos de Luciano Siqueira e de Patinhas está disponível neste site.

Audicéa Rodrigues
Do Recife