Lula Morais anuncia provável reajuste na tarifa de energia

Durante o segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (09/04), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) comentou a probabilidade de um aumento no reajuste da tarifa de energia elétrica. De acordo com matéria veiculada no jornal Diário do Nordeste, caso aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o reajuste pode chegar a até 14%. Lula explicou que a data base para discussão sobre o reajuste entre Coelce e Aneel é o dia 22 de abril.

O parlamentar avaliou também a situação das empresas de energia do País, e apontou a probabilidade de um racionamento. Segundo ele, o nível dos reservatórios das hidrelétricas baixou para 36%, “o mesmo nível em que se encontrava em 2001, quando tivemos que realizar o racionamento de energia”. O motivo, de acordo com ele, são os baixos índices pluviométricos, “que não devem melhorar muito nos próximos meses”.

Ele explicou que, com a oferta restrita, o quadro de crise se agrava com a elevação do consumo. “Desde o ano passado, a medida do Governo Federal para reduzir o custo de eletricidade derrubou os preços da conta de luz e incentivou o consumo residencial”, completou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) afirmou que a presidente Dilma Rousseff tentou fazer uma transformação boa baixando os valores das tarifas de energia, mas que a medida pareceu “incompetente”, visto que “pôs muitas das empresas que aderiram ao acordo em situação desconfortável, por não poderem conceder o desconto”.

Roberto Mesquita disse ainda que o Ceará está se tornando autônomo na produção de energia eólica, e que essa pode ser uma “saída, evitando que a dependência por fontes hidráulicas cause transtornos, como um racionamento”.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa