Presidente do Equador defende Nicolás Maduro em Harvard

O presidente do Equador, Rafael Correa, defendeu a atuação de seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, durante uma intervenção na Universidade de Harvard nesta quarta-feira (9). Correa ressaltou a gestão de Maduro diante da crise que vive a Venezuela e criticou a atitude violenta de setores da oposição. 

Presidente do Equador defende Nicolás Maduro em Harvard - Presidência do Equador

O presidente equatoriano disse aos estudantes de Harvard que “segue pensando que Maduro é incapaz de usar a repressão” e agregou que as manifestações violentas na Venezuela são resultado da política dos opositores ao governo bolivariano. “Os manifestantes não são pacíficos na maior parte do tempo”, assegurou.

Segundo afirmou Correa, “pelo menos a metade dos mortos registrados em dois meses de protestos são consequência da violência oposicionista e não do governo”. Para ele, “o governo democraticamente eleito deve ser respeitado”.

Em relação à situação geral na Venezuela, o presidente do Equador afirmou que “querem desestabilizar o governo de Maduro e isso não podemos aceitar”.

A apresentação de Correa em Harvard forma parte de uma visita acadêmica de cinco dias aos Estados Unidos, que inclui ainda conferências na universidade de Yale e no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações do El Universo e de agências de notícias