Incêndio no Chile causa 16 mortes e deixa mais de 500 feridos

Um incêndio de grandes proporções que avança pelas colinas da cidade chilena de Valparaíso desde sábado (12) causou a morte de 16 pessoas, destruiu 500 casas e provocou a retirada de 10 mil habitantes. O governo decretou zona de catástrofe na região. A presidenta Michelle Bachelet está na cidade para acompanhar os trabalhos das autoridades.

Incêndio no Chile - EBC

O subsecretário da Saúde, Jaime Burrows, declarou à Rádio Biobío que 500 pessoas estão feridas, três delas em estado grave devido a queimaduras nas vias respiratórias.

O ministro de Interior e Segurança Pública, Rodrigo Peñailillo, enviado à cidade pela presidenta Michelle Bachelet para coordenar o Comitê de Operações de Emergência, disse que 1,2 mil pessoas trabalham para combater o fogo e garantir a ordem pública, incluindo policiais e homens das Forças Armadas.

O diretor da Corporação Nacional Florestal, Pablo Mira, informou que, na manhã deste domingo (13), 11 aeronaves começaram a participar dos trabalhos de controle do incêndio.

Cerca de 700 desabrigados passaram a noite em abrigos providenciados para acolher as famílias que perderam as casas. A Procuradoria de Justiça abriu um inquérito para determinar as causas do incêndio, que já provocou o corte do fornecimento de água potável e eletricidade em muitos dos bairros da cidade.

Fonte: Agência Brasil