China insta Coreias a buscarem estabilidade e diálogo na região

A porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, afirmou nesta terça-feira (15), durante uma entrevista coletiva, que a China persiste numa posição “justa e objetiva” na situação da Península Coreana. O país opõe-se a qualquer ação que possa gerar tensão na região, incluindo manobras militares conjuntas e testes nucleares. Na semana passada, o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, por sua vez, instou os Estados Unidos e a Coreia do Sul a suspenderem seus exercícios de guerra na região.

Hua considerou que a situação na região é muito frágil e sensível. “Salvaguardar a paz e estabilidade da Península Coreana e do nordeste asiático e promover de forma adequada o processo de desnuclearização na região” correspondem aos interesses de ambos os lados, disse o porta-voz.

“A China apoia os diálogos para resolver a questão e vai continuar a desempenhar um papel positivo no processo,” continuou. “A China deseja que as partes envolvidas tenham uma visão ampla e de longo prazo, e desenvolvam ações que ajudem a aliviar a tensão na Península.”

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) insta a vizinha sul-coreana há meses a suspender suas relações militares com os Estados Unidos e a trabalhar pela reaproximação, com base no respeito mútuo e na construção da confiança.

Nesta terça-feira, o secretário-geral da Diplomacia e Segurança da Coreia do Sul, Ju Chui-ki, afirmou que o seu governo está disposto a retomar as negociações sobre a questão nuclear com a RPDC, usada como justificativa para as frequentes manobras militares com os EUA e as retóricas agressivas. Ju disse, porém, que a RPDC deve revelar o “desejo sincero de abdicar do seu plano nuclear.”

Segundo Ju Chui-ki, que falava à margem do Fórum Internacional de Cooperação China-Japão-Coreia do Sul 2014, “o programa nuclear da RPDC é a maior barreira para a estabilidade e prosperidade de toda a Ásia. Caso a RPDC garanta que tomará medidas concretas no sentido da desnuclearização, a Coreia do Sul está disposta a retomar as negociações com a RPDC em diversas formas.”

O secretário-geral apelou ainda à RPDC para que aceite a ideia da reunificação pacífica da península coreana, avançada pela presidente sul-coreana, Park Geun-hye. Entretanto, a iniciativa de reaproximação, avançada reiteradamente pelas autoridades da Coreia Popular, prevê exatamente o fortalecimento dos planos de reunificação dos dois países, separados no encerramento da Segunda Guerra Mundial, no contexto da Guerra Fria.

Com informações da Rádio China Internacional
Da Redação do Vermelho