Brasília celebra 54 anos em clima de Copa do Mundo 

A capital do país – Brasília – comemora seu 54º aniversário, na próxima segunda-feira (21), com eventos culturais e ganhos em infraestrutura turística para receber os visitantes que virão Para a Copa do Mundo. Mas a programação de aniversário já está acontecendo.  

Brasília celebra 54 anos em clima de Copa do Mundo - BlogdoRobson

 Com o objetivo de promover o turismo regional e atender melhor os visitantes na Copa do Mundo, o Ministério do Turismo inaugurou duas unidades móveis de atendimento ao turista (vans) e sinalização turística. Além disso, em 2013, foram realizadas ações de infraestrutura turística e projetos de acessibilidade.

A 2a Bienal Brasil do Livro e da Leitura, na Esplanada dos Ministérios, é uma das principais atrações da programação de aniversário. Por dez dias o público confere exposições, apresentações e a presença de mais de 200 escritores. Shows e apresentações culturais também vão acontecer em palcos paralelos pela cidade, além de uma mostra de cinema sobre o Golpe Militar de 1964, no Cine Brasília.

Com arquitetura moderna e boa infraestrutura viária e de serviços, Brasília está entre as dez cidades brasileiras com melhor Índice de Qualidade de Vida (IDH).Quem visita Brasília pela primeira vez, se impressiona pelas avenidas largas, bairros arborizados e um céu que parece preencher todo o horizonte.

Entre as paradas turísticas obrigatórias da capital estão a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada. A Torre de TV é uma boa opção de passeio para as famílias, pois oferece uma vista panorâmica da cidade, além de uma feira de artesanato no local, com produtos e comidas típicas. Um belo pôr do sol pode ser apreciado da Ermida Dom Bosco, famoso ponto de encontro ao Norte do Lago Paranoá. Já as opções noturnas dividem-se, especialmente, entre as asas Norte e Sul do Plano Piloto.

Fruto de uma determinação constitucional e desejo pessoal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, a capital brasiliense foi inaugurada em 1960. Desde então, a cidade tem crescido e surpreendido com seu desenvolvimento. De acordo com o IBGE, Brasília é a quarta capital mais populosa do país e deve ultrapassar a marca de três milhões de habitantes até 2017. Por ter recebido imigrantes de vários estados brasileiros, aos poucos Brasília tem criado uma identidade própria, com contribuições culturais de diversas partes do país.

No mês de março, a pesquisa de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, revelou que os brasilienses lideram o ranking nacional com a maior intenção de viajar pelos próximos seis meses.

Da Redação em Brasília
Com informações do MTur