Exportação de produtos culturais chineses aumenta, diz relatório

Segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto de Investigação Chinês, o volume dos produtos culturais exportados pela China em 2013 já chegou a US$ 9,19 bilhões (R$ 20,6 bilhões), representando um aumento de 10,8%. Além disso, a China já estabeleceu 440 Institutos Confúcio e 646 Salas de Aula Confúcio em 120 países e regiões do mundo, segundo o Livro Azul sobre o Desenvolvimento Cultural da China para 2013.

Instituto Confúcio na UnB - Isabela Lyrio/UnB Agência

De acordo com o documento divulgado nesta quinta-feira, em Pequim, os Institutos Confúcio são um marco cultural que apoia a divulgação da língua chinesa.

O relatório, que foi elaborado pela Universidade de Hubei e pela Editora da Academia das Ciências Sociais, revela ainda que o rápido crescimento dos Institutos Confúcio ultrapassou outros institutos internacionais de promoção linguística.

Entre 2010 e 2013, o número dos Institutos Confúcio aumentou a um ritmo de cerca de entre 30 e 40 por ano. Segundo dados divulgados no site da Mídia Cultural da China, cerca de 100 milhões de estrangeiros estudaram mandarim em 2010 e o número atingiu 150 milhões em 2013.

Segundo o mesmo relatório, o volume da exportação de produtos culturais do país entre os anos 2010 e 2013 apresentou um crescimento anual. Os negócios de jogos online para o exterior desenvolveram-se rapidamente, mas o volume de exportação de produtos audiovisuais e produtos de impressão diminuiu.

O relatório dá conta de que a estrutura atual dos produtos culturais é tradicional e faltam produtos originais com registro de propriedade intelectual, e alto lucro. A proporção dos produtos culturais chineses no mercado cultural de todo o mundo é apenas de 4% e o país tem um grande espaço para o desenvolvimento do mercado cultural, de acordo com o relatório.

Com informações da Rádio China Internacional,
Da Redação do Vermelho