Jornalistas de MG elegem Kerison Lopes para presidir sindicato

A chapa 2, "Movimento Pra Sacudir", liderada por Kerison Lopes, venceu a eleição para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) no triênio 2014-2017. Ela recebeu 235 votos, contra 158 dados à chapa 1, liderada por Adriano Boaventura. Houve sete votos nulos e um em branco. Ao todo votaram 401 dos 904 sindicatlizados aptos, de acordo com o Estatuto. 

O presidente eleito do SJPMG, Kerison Lopes disse que a principal missão da nova diretoria será levantar a auto-estima dos jornalistas, que vivem seu momento mais difícil desde o fim da ditadura. "Estamos enfraquecidos pelo fim do diploma, pela precarização das condições de trabalho e pelos salários rebaixados.

Precisamos nos unir e mostrar que os jornalistas são importantes para a sociedade, e o instrumento para isso é o Sindicato", disse Kerison Lopes. Ele avaliou que a vitória da sua chapa demonstrou que os jornalistas entenderam este recado e o aprovaram.

Ele citou como tarefas para os próximos três anos aumentar a filiação, atrair as novas gerações de jornalistas, realizar pré-sindicalização de estudantes e diversificar a atuação do SJPMG, promovendo atividades culturais e assistenciais. "A Casa do Jornalista precisa abrigar toda a categoria", disse.

Outra preocupação da diretoria eleita é incorporar os jornalistas que atuam em novas formas de trabalho. "A maioria dos profissionais hoje talvez não trabalhe mais em redações", observou. "Os jovens jornalistas desconhecem a força que o Sindicato sempre teve. Queremos que daqui a três anos todos os profissionais tenham orgulho de ser jornalista, que ninguém queira mais mudar de profissão."

Fonte: Portal do SJPMG