Paraty recebe pensadores para discutir futuro das cidades

O navegador Amyr Klink, o sociólogo e pesquisador chileno Ricardo Jimenez, o economista Ladislau Dowbor, o jornalista Luis Nassif, o cineasta Maurice Capovilla, o vereador, arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, e direto de Roma, online, o sociólogo italiano Domenico de Masi, se reunirão entre os dias 24 e 27 de abril em Paraty-RJ para discutir o conceito de bem viver no segundo encontro ‘Refletir Brasil’, organizado pelo coletivo Oca Brasil.

Cidade - Reprodução

A ideia é aprofundar o conceito de ‘bem viver’ para que seja entendido e assimilado de modo que favoreça a criação de uma nova arquitetura de participação coletiva,novas formas de governança que permitam construir um país em que o bem viver para todos se faça consenso. Isso implica na necessidade do resgate de cidades mais inclusivas e não violentas.

O cenário não poderia ser mais propício para se pensar em novas formas de se conviver em sociedade. O colapso da mobilidade nas grandes cidades, as manifestações de rua por direitos, o questionamento do futebol como ícone nacional, uma crise econômica mundial produzindo efeitos também entre nós, tudo isso exige novas reflexões e atitudes.

O desafio deste segundo encontro Refletir Brasil será justamente buscar um novo olhar para este tema trilhando o conhecimento profundo do processo humano, em especial no que diz respeito ao relacionamento com as cidades.

Fonte: CTB