Padrão do 4G da China cobrirá três bilhões da população mundial

Um seminário para o desenvolvimento da indústria do 4G realizado nesta segunda-feira (21), em Chong Qing, juntou mais de 400 empresas de telecomunicação móvel, como a IBM, Apple, Nokia, Samsung.

Na ocasião, o presidente do grupo China Mobile, Xi Guohua, afirmou que o grupo prevé construir este ano, em todo mundo, cerca de 800 mil bases para transmissão TD-LTE, o padrão de 4G da China, cobrindo uma população de três bilhões de pessoas.

Segundo o presidente do grupo chinês, o padrão principal para a rede de telecomunicação móvel são FDD-LTE da Europa e TD-LTT da China, na época do 4G.

O presidente disse estar confiante nas vantagens do padrão chinês, nomeadamente ao nível do design, e revelou que a internacionalização do modelo chinês tem alcançado um grande progresso nos últimos anos, o projeto deixou 103 operadores de rede móvel e 70 fabricantes para os equipamentos relativos no setor.

Todos os participantes têm mostrando um grande interesse pelo TD-LTE. Além disso, houve 387 tipos de terminal móvel que adotaram o padrão até ao momento.

Xi Guohua enfatizou também que o padrão de TD-LTE tem ajudado o país a construir uma rede industrial mais forte. Ele prevé que o grupo irá construir mais de um milhão de bases de sinal dentro do país durante o período 2014-2016, num investimento total de mais de 23 bilhões de RMB, cobrindo um grupo de 256 milhões de usuários.

O presidente revelou ainda a cooperação com o governo para a criação de um modelo de desenvolvimento para a rede 4G, na região centro oeste da China.

Fonte: Rádio Internacional da China