Ulan consolida em Havana aliança entre agências de notícias

Diretores da União Latino-Americana de Agências de Notícias (Ulan) reúnem-se desde segunda-feira (21) em Havana para discutir ações concretas a fim de consolidar esta entidade que atua no campo da informação.

Representantes de dez agências da região deliberam sobre a necessidade de buscar a unidade frente a campanhas midiáticas, no marco da 3ª Assembleia Geral da Ulan. Os ataques contra as nações latino-americanas e os processos de integração ocupam um lugar especial na agenda dos representantes dos meios de informação.

Leia também:

Cuba denuncia à UIT projeto ZunZuneo

A 3ª Assembleia Geral da Ulan é o cenário propício para apresentar de maneira oficial o esforço unificador refletido no portal Ansur, plataforma que recebe desde o ano passado a colaboração de seus membros.

Uma declaração de apoio aos resultados da 2ª Cúpula de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), bem como um pronunciamento de apoio ao povo venezuelano frente à campanha contra a constitucionalidade, figuram entre os pontos tratados na reunião em Havana.

Em sua chegada a essa capital, representantes das agências expressaram preocupação pela agressão midiática dos Estados Unidos a Cuba, depois da revelação da existência do denominado Twitter ZunZuneo para subverter a ordem na nação caribenha.

A Ulan foi criada em Caracas, Venezuela, em 2011, com o propósito de unificar vozes, identidades, e difundir, em um esforço comum por mostrar com olhos próprios a realidade latino-americana e caribenha.

A 3ª Assembleia Geral conta com diretores das agências AVN (Venezuela), Telam (Argentina), Prensa Latina (Cuba), ABI (Bolívia), Andina (Peru), Notimex (México), Ande (Equador), a Agência Brasil e a secretaria de Comunicação do Uruguai.

Fonte: Prensa Latina