Senado indica relatores para LDO e Orçamento Geral da União

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional definiu nesta quarta-feira (23) os nomes dos relatores da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Orçamento Geral da União (OGU) para o ano que vem. Como os dois cargos cabem ao PMDB do Senado, o líder do partido, senador Eunício Oliveira (CE), indicou para a relatoria do Orçamento o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e para a relatoria da LDO o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

O senador Romero Jucá informou que os partidos integrantes da CMO concordaram com as indicações feitas pelo líder peemedebista, e o presidente da Comissão, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), confirmou as duas indicações para as relatorias. Falta ainda definir quem será o relator específico das receitas. Essa é a terceira vez que o senador Jucá assume a relatoria do Orçamento da União.

De acordo com Jucá, o primeiro trabalho da comissão será concentrado na apreciação da LDO, que tem prazo até 8 de maio para receber emendas parlamentares. A ideia, acrescentou, é que a LDO seja discutida e votada o quanto antes, de modo a que o governo possa elaborar a proposta orçamentária, que tem que ser enviada ao Congresso até 31 de agosto. O senador Jucá lembrou que, além de pouco tempo para discussão e votação da proposta, ainda tem a Copa do Mundo.

Romero Jucá informou que ele e o senador Vital do Rêgo irão trabalhar em consonância durante a análise da LDO, até porque ela é que estabelece as diretrizes para elaboração da proposta orçamentária. O objetivo, segundo ele, é facilitar as discussões em torno do Orçamento para 2015. Ele acredita que a proposta orçamentária só deve ser votada depois das eleições de outubro.

Fonte: Agência Brasil