Vanessa Grazziotin lembra 30 anos da campanha das Diretas Já

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) recordou nesta quarta-feira (23), em discurso no Plenário, que 2014 marca não só os 50 anos do golpe militar, como também os 30 anos da campanha das Diretas Já, que pedia a volta da eleição direta para presidente da República, como previa emenda constitucional do então deputado Dante de Oliveira. 

Ela destacou que manifestações como os comícios da Praça da Sé, em São Paulo; o de Belo Horizonte, em Minas; e o da Candelária, no Rio de Janeiro, levaram às ruas milhões de brasileiros e reforçaram a união de forças contra o regime de exceção.

Vanessa Grazziotin lembrou que a emenda foi rejeitada pelo Congresso Nacional em 25 de abril de 1984, com as tropas federais em Brasília. Apesar da rejeição, ela explicou que a emenda foi essencial para a volta da democracia ao país menos de um ano depois, com a eleição de Tancredo Neves para presidente pelo Colégio Eleitoral.

“Hoje, temos clara a responsabilidade e o acerto dos milhões de brasileiros que foram às ruas defender a nossa democracia. Para o PCdoB, o Partido Comunista do Brasil, a memorável campanha das diretas já mostra que a mobilização popular é imprescindível para o avanço do nosso país”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado