Indígenas realizam Ato de Resistência Guarani, em São Paulo

Nesta quinta-feira (24), será realizado na capital paulista, o "Grande Ato da Resistência Guarani SP: Demarcação Já", no vão do MASP, a partir das 17h.

Desde o último dia 16 de abril, os indígenas realizam lutas na cidade pela demarcação das terras que ocupam tradicionalmente no município de São Paulo. Também foi lançada uma petição reivindicando as demarcações.

Na semana passada, um dos líderes da comunidade que fica no Jaraguá, David Karaí Popyguá, disse que os indígenas reivindicavam “a demarcação e reconhecimento do nosso território que já foi reconhecido pela Funai [Fundação Nacional do Índio] como área de ocupação tradicional guarani”.

A Terra Indígena Tekoa Pyau tem atualmente 1,7 hectare (1 hectare é uma área equivalente à de um campo de futebol) e 800 habitantes. No entanto, segundo os guaranis, a Funai já reconheceu um território de 532 hectares para a comunidade.

A maior parte da área é, de acordo com Popyguá, destinada à preservação ambiental. No entanto, já existe pressão para que o uso das terras seja modificado. Os indígenas denunciam que a especulação imobiliária quer transformar parte da terra em área de desenvolvimento urbano.

Em Parelheiros, extremo sul da cidade, onde vivem cerca de 1,3 mil guaranis, a Funai reconheceu a Terra Indígena Tenondé Porã, com 15,6 mil hectares.

Fonte: MST