Festa dos Trabalhadores volta à Praça Vermelha na Rússia

O retorno pela primeira vez desde 1991 de milhares de manifestantes à Praça Vermelha de Moscou, por ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores, coincide com o auge do patriotismo na Rússia, destacam meios de comunicação locais nesta imprensa.

Ao comentar modificações na celebração do Primeiro de Maio na capital russa, o jornal RBC Daily informa que cerca de 100 mil pessoas participarão de uma concentração na praça vizinha às muralhas do Kremlin.

O jornal destaca que desde a queda da União Soviética, essa é a primeira ocasião que esta comemoração é realizada com uma manifestação multitudinária na praça, cenário de acontecimentos históricos como o desfile pelo Dia da Vitória, em 9 de maio de 1945.

Para diversos meios jornalísticos russos não passa batido que este acontecimento se some a outras ações voltadas a resgatar valores e tradições patrióticas russas e soviéticas, como a veneração aos veteranos e heróis da Grande Guerra Patriótica (1941-1945), como é conhecida a Segunda Guerra Mundial.

Outro exemplo é a fita de cores preta e laranja de São Jorge, representação da resistência contra os invasores (suecos, poloneses, napoleônicos e os nazistas em 1941).

Este símbolo e a bandeira russa identificam a população de idioma russo que defende seus direitos na Crimeia e no sudeste da Ucrânia contra os governantes impostos em Kiev, aliados de uma tropa de choque neonazista na derrubada do presidente Víktor Ianukovitch.

A agência RIA-Novosti, por sua vez, esclarece que diferentemente do período soviético, os dirigentes não cumprimentarão os manifestantes da tribuna localizada sobre o Mausoléu de Lenin.

O presidente Vladimir Putin, no entanto, se reunirá com representantes dos sindicatos após a marcha, segundo o serviço de imprensa do Kremlin.

Cerca de dois milhões de pessoas devem participar nos diferentes atos organizados em toda a Rússia como comemoração do Dia Internacional dos Trabalhadores, segundo as fontes.

Fonte: Prensa Latina