Presidenta argentina anuncia fundo de apoio a projetos produtivos

Com o objetivo de promover o planejamento produtivo, a presidenta argentina, Cristina Kirchner, estabeleceu um fundo de créditos de 1,2 bilhão de dólares, destinado também a financiar projetos de inovação tecnológica. "O grande desafio é manter e melhorar o que se tem", disse a mandatária ao anunciar a iniciativa Fondear, na noite desta segunda-feira (28). 

Cristina Kirchner - Telám

Cristina advertiu que "se não queremos que tenha mais aumentos de preços temos que incrementar primeiro os créditos ao setor produtivo, depois ao consumo". A presidenta argentina lembrou que o financiamento produtivo representava 7,7% do Produto Interno Bruto em 2003, o que significa menos da metade do número atual (em 2013 o financiamento representou 16,9% do PIB). Ela enfatizou que o crescimento "foi sustentado não pelo setor privado, mas pelo setor público".

Na cerimônia no Salão das Mulheres do Bicentenário da Casa Rosada, a chefa de Estado informou, além disso, que a taxa de juros será muito baixa, de maneira que possam ter acesso não somente as pequenas e médias empresas, mas também as grandes.

Depois de assinar os convênios de reestruturação das dívidas públicas dos governos provinciais, o que significa que os estados argentinos pouparão mais de 124 milhões de dólares, Cristina anunciou pagamento de restituição a mais de 10 mil pequenos e médios produtores de trigo.

A presidenta renovou o prazo de vencimento de juros e utilidades das dívidas que mantêm com o governo central, através da assinatura do Programa Federal de Revisão das Dívidas. Cristina antecipou também que o Executivo autorizou a exportação adicional de meio milhão de toneladas de trigo.

Fonte: Prensa Latina