Coprodução entre Brasil e Argentina vai para o Festival de Cannes

Uma coprodução entre o Brasil e a Argentina, o longa-metragem El Ardor, de Pablo Frendik, foi anunciado nesta terça-feira (30) como participante da seleção oficial do Festival de Cinema de Cannes, na França. De acordo com nota divulgada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), o filme será exibido na seção Special Screenings, fora da competição, de 14 a 25 de maio.

ardor filme - Reprodução

El Ardor é uma coprodução da produtora carioca Bananeira Filmes com a Argentina, protagonizada pela brasileira Alice Braga e pelo mexicano Gael García Bernal, que este ano será um dos integrantes do júri do festival. O ator Chico Díaz também integra o elenco do filme, que foi rodado em Misiones, na selva argentina, e recebeu apoio financeiro de US$ 200 mil, da Ancine.

O Brasil também está presente na programação da Quinzena dos Realizadores, um dos mais prestigiados eventos do festival, com o curta-metragem Sem Coração, de Nara Normande e Tião. Filmado em Alagoas, o curta conta a história de um garoto da cidade que passa as férias em uma vila de pescadores e se apaixona por uma menina que tem um marca-passo no coração.

Já o projeto de longa-metragem em desenvolvimento, Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, foi um dos dez selecionados para o La Fabriques des Cinémas du Monde, evento de mercado e coprodução que acontece paralelamente ao Festival de Cannes.

Os dois filmes terão presença em Cannes viabilizada pela Ancine, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. O curta-metragem receberá apoio financeiro para a promoção, além da concessão e do envio de cópia legendada à Quinzena dos Realizadores. Já o projeto receberá apoio financeiro para possibilitar a ida ao La Fabrique des Cinémas du Monde.

Fonte: Agência Brasil