Transporte é principal reivindicação de debatedores em Fortaleza 

 A defesa de investimentos em transporte público de qualidade e a crítica aos incentivos à indústria automobilística marcaram a audiência pública realizada pela Subcomissão Permanente de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, nesta quarta-feira (30), em Fortaleza (CE).

Transporte é principal reivindicação de debatedores emFortaleza - www.fortalbus.com

 De acordo com o presidente da subcomissão, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), esses temas têm dominado os debates promovidos pelo colegiado, dentro do ciclo sobre desafios da reforma urbana. Ele ressaltou que na audiência pública em Porto Alegre (RS), a população também cobrou transporte público de qualidade.

“Querem qualidade. Fortaleza está exigindo muita qualidade. Em Porto Alegre tivemos essa mesma discussão sobre a qualidade do serviço do transporte público e o limite dos metrôs. Os metrôs construídos têm linhas pequenas. Praticamente, no nosso caso em Fortaleza, é uma única linha que nós temos operando atualmente. As novas linhas estão em construção e eles querem ampliar as linhas de metrô. Eles querem que os projetos novos sejam feitos com linhas de qualidade, estações de qualidade, porque eles são gente humilde, mas são seres humanos”, afirmou o parlamentar.

A população também reclama do excesso de automóveis nas ruas e do tempo gasto no deslocamento para o trabalho e estudo.

“A população está considerando um equívoco o governo incentivar permanentemente a compra do automóvel. Ninguém ficou contra as pessoas terem o seu automóvel. Todo mundo acha que todo mundo tem direito a ter o seu automóvel. O problema é que o incentivo, principalmente pelos instrumentos tributários, deve ser dado ao transporte público massivo”, disse Inácio Arruda

As próximas reuniões da subcomissão, ligada à Comissão de Serviços de Infraestrutrura (CI) serão realizadas em Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Rio de janeiro (RJ).

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado