Deputados visitarão estados para acompanhar casos de racismo 

A comissão externa da Câmara dos Deputados que vai investigar casos recentes de racismo aprovou a realização de diligências ao Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os parlamentares querem acompanhar de perto a apuração dos recentes casos de racismo nesses estados.  

Os parlamentares acompanham três episódios de discriminações no futebol: os jogadores Arouca, do Santos, e Tinga, do Cruzeiro, e o juiz Márcio Chagas foram chamados de macaco durante as partidas.

Os deputados Eurico Júnior (PV-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ) reclamam que, até agora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não se manifestou oficialmente sobre os casos envolvendo Arouca e Chagas.

“Ao contrário do que fez em fevereiro, quando o meio-campista Tinga sofreu ofensas racistas jogando pelo Cruzeiro uma partida da Libertadores contra o Real Garcilaso, no Peru”, lembram os deputados no requerimento que pediu as diligências.

Na ocasião, a CBF lançou uma campanha pela rede social Instagram postando uma imagem do símbolo da seleção brasileira metade preto e a outra metade branca contendo a frase: "Brasil, somos iguais".

A comissão externa também acompanha as investigações que envolvem o ator negro Vinícius Romão de Souza, que ficou preso 15 dias no Rio de Janeiro acusado de ter assaltado uma mulher, mas sem evidências; e Cláudia da Silva Ferreira, que morreu baleada após uma operação da polícia carioca e depois foi arrastada por 250 metros por um carro da polícia. Cláudia também era negra.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara