Influência do Irã na América Latina preocupa Estados Unidos

O Departamento de Estado dos EUA voltou a manifestar preocupações nesta quarta-feira (30) sobre a influência do Irã na América Latina. "A influência do Irã no Hemisfério Ocidental continua sendo uma preocupação", disse o Departamento de Estado em seu “Relatório sobre Terrorismo de 2013”.

Em dezembro de 2012, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma lei que deu inicio a um projeto de grandes dimensões, apoiado pelo lobby sionista para combater a influência do Irã na América Latina.

No entanto, vários especialistas estadunidenses anunciaram em julho de 2013 a crescente "presença estratégica" da República Islâmica do Irã no referido continente.
Ilan Berman do Conselho de Política Externa Americana (Afpc) denunciou perante a Subcomissão de

Segurança Nacional da Câmara dos Deputados que a presença do Irã no Hemisfério Ocidental é agora "muito mais robusta", que há alguns anos e, nesse sentido, referiu-se às boas relações entre Irã e Venezuela.

Enquanto isso, o ex-jornalista e presidente do IBI Consulting, Douglas Farah, disse que no governo da presidente Cristina Fernández na Argentina, o país tornou-se um dos mais importantes aliados para o Irã no continente.

“Washington perdeu um pouco de sua influência na América Latina nos últimos 20 anos, porque essa área optou por manter uma relação justa com seu vizinho do norte, bem como começar a aumentar os seus laços com países como Irã e China”, afirmou.

Fonte: Irã News