Congresso Estadual da UJS elege nova Direção do Tocantins

A UJS encerrou neste sábado a tarde o 6° Congresso Estadual da Entidade como parte da participação do Tocantins no 17° Congresso Nacional que acontecerá em Brasília no fim do mês. O Congreso Esradual foi realizado em Formoso do Araguaia contou com a participação de 50 militantes representado sete cidades que fizeram Etapas Municipais.

A avertura do encontro contou com a presença do presidente estadual do PCdoB, Luciano Arruda e outros membros do Comitê Estadual que participaram de mesas de debates que fizeram parte do Congresso. A Direção Nacional foi representada durante o encontro pelo camarada Patrick Lima que fez a apresentação da atuação da UJS no plano político nacional e sobre as metas da entidade para os próximos anos.

A Plenaria Final do Congresso elegeu ontem a Direção Estadual da entidade que a partir de agora contará com 21 membros. Carlos Elias foi reeleito presidente estadual e a primeira reunião da diretoria definira as outras funções do colegiado.

Na sexta feira Davis Miranda e Tiago Andrino presidente municipais do PCdoB e do PP de Palmas respecvivamente coordenaram o debate sobre conjuntura estadual e os aniversarios de 30 anos da UJS e os 10 anos da eleição da primeira diretoria estadual do Tocantins. No sabado pela manhã o professor da UFT em Tocantinópolis César Figueiredo e Adriano Lima coordenaram um debate sobre os 40 anos da Guerrilha do Araguaia, na dinâmica foram feitas apresentações das histórias de alguns dos militantes e dirigentes do PCdoB mortos durantes os combates e cujo a repressão nunca esclareceu o paradeiro.

Por fim foi feito um balanço da atuação da entidade no cenário estadual e as espectativas para o movimento estudantil universitário e segundarista, com distupas e participações em Grêmios,Centro Acadêmicos e DCE´s.