Recife é apontada como a melhor infraestrutura para negócios

Em pesquisa publicada pela Revista Exame, nesta semana, o Recife desponta no primeiro lugar dentre as cidades brasileiras que oferecem a melhor infraestrutura para o aporte de novos negócios.

O ranking das cidades que oferecem os melhores ambientes competitivos foi divulgado em edição especial da revista, sob a coordenação da consultoria Urban Systems, que analisou os 300 maiores municípios do Brasil.

Foram analisados dados econômicos, sociais, de infraestrutura e de capital humano. Seguidos da capital pernambucana estão Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza, em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

A pesquisa revela números que estão acima da média nacional, como os 35% de conexões de internet com mais de 12 Mbps contra uma média de 9% de cobertura em todo o Brasil.

Além disso, o Recife conta com um dos mais importantes centros de produção de tecnologia, o Porto Digital, um rico conjunto de equipamentos culturais, além de um dos mais importantes polos médicos e gastronômicos do país. Os dados seriam reflexo de uma cidade vocacionada para a produção de conhecimento e oferta de serviços modernos.

“O que quero da indústria é a inteligência”, disse o prefeito Geraldo Julio na reportagem, referindo-se ao fato do Recife, além de ter sido considerada a cidade com a melhor infraestrutura do Brasil para negócios, ter sido avaliada como detentora de excelente capital humano.

São Paulo, uma das cidades mais importantes da América Latina, ficou de fora do quadro das dez mais bem conceituadas na pesquisa. Esse comportamento demonstra que há novos ambientes de negócios surgindo, em particular, no Nordeste.

Sob este olhar, além do Recife, Salvador e Fortaleza, aparecem no ranking da pesquisa da EXAME as cidades de Campina Grande (PB) e Feira de Santana (BA).

O pujante crescimento do Recife está relacionado ao conjunto de ações de reestruturação que Pernambuco vem passando ao longo dos últimos anos, ratificando a capital enquanto centro financeiro e logístico de negócios.

“O desafio maior é a execução de um planejamento urbano ordenado, de longo prazo, que permita equalizar os índices do desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social”, diz a PCR.

Fonte: Blog do Jamildo