China critica atitude de Shinzo Abe sobre questões históricas

A porta-voz da Chancelaria chinesa, Hua Chunying, disse nesta terça-feira (6) em Pequim que a atitude errada do líder japonês, Shinzo Abe, sobre as questões históricas constitui o maior obstáculo à reconciliação e cooperação entre o Japão e os países vizinhos.

Hua Chunying

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse recentemente na sua visita à Europa que o Japão não vai fazer como a Alemanha, que pediu desculpas a seus países vizinhos após a Segunda Guerra Mundial.

Sobre isso, a porta-voz chinesa apontou que o líder japonês mostrou mais uma vez sua atitude histórica errada. Ele afirmou que, no Japão, sempre há uma força que tenta negar ou embelezar ou maquiar seu passado de invasão e colonização no exterior.

Hua disse que a visita dos políticos japoneses ao Mausoléu Yasukuni, para onde levam oferendas dedicadas aos criminosos de guerra, juntamente com as provocações, na disputa de território, dificultam muito a compreensão e a cooperação entre o Japão e seus vizinhos.

Hua concluiu dizendo que, a única saída do Japão é corrigir seus erros e tentar reconquistar a confiança dos países asiáticos e do mundo.

Fonte: Rádio Internacional da China