Para o Uruguai, questão das Malvinas ameaça a paz na região

O embaixador argentino em Montevidéu, Dante Dovena, elogiou o apoio permanente do Uruguai na questão da disputa sobre o território das Ilhas Malvinas. O diplomata referiu-se à nova política de defesa nacional do Uruguai, divulgada na terça-feira (6), que identifica a presença de forças extrarregionais no Atlântico Sul como uma ameaça à paz e à segurança da região. O documento emitido pelo governo uruguaio afirma ainda que se trata de uma "ameaça latente" para o país.

Para o Uruguai, questão das Malvinas ameaça a paz na região - Reprodução

Em declarações ao jornal La República, Dovena opinou que o atual governo vem aprofundando a posição histórica do Uruguai de rejeição ao colonialismo na região.

Mencionou, além disso, a rejeição do Uruguai "à intromissão colonial (britânica), o que implica em uma absolutamente injustificada presença de armas nucleares em uma região de paz e a exploração de recursos que pertencem à Argentina".

Por outro lado, disse que "a comunidade internacional reconhece que a Argentina, sem as Ilhas Malvinas, é um país incompleto" e sentenciou que "a recuperação da integridade territorial do meu país é uma política de Estado que reúne todo o arco político argentino e se converteu em uma causa latino-americana".

Fonte: Prensa Latina