PCdoB: Departamento de Quadros se incorpora à luta de ideias

O Departamento Nacional de Quadros João Amazonas – relançado pelo PCdoB há pouco menos de um mês – realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (8), no Comitê Central do partido, na capital paulista. Estiveram presentes secretários e dirigentes de 11 estados brasileiros para alinhar as diretrizes partidárias e definir as estratégias da luta ideológica dos comunistas.

Por Mariana Serafini, do Vermelho

Departamento Nacional de Quadros João Amazonas - Mariana Serafini

De acordo com o responsável pelo departamento, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, o objetivo é aprofundar a política de quadros em todas as frentes em que o PCdoB atua, dado o crescimento significativo que o Partido teve nos últimos tempos. “O Partido cresceu muito, aumentou sua influência em áreas muito importantes, como na juventude e no movimento sindical, por exemplo. E nossos desafios políticos são enormes, estamos diante de uma encruzilhada política [eleições presidenciais 2014]”, define.

Patinhas acredita que se o resultado das eleições for favorável aos setores democráticos, ou seja, a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, existe uma grande possibilidade de se conquistar ainda mais avanços importantes, entre eles as reformas democráticas. No entanto, a volta dos setores reacionários representaria, além do retrocesso, a perda de direitos já conquistados. Por isso o fortalecimento dos quadros do partido neste momento tão delicado da política brasileira é fundamental.

Patinhas afirma que o PCdoB cresceu e se desenvolveu muito a ponto de ser, atualmente, um partido que atua tanto nas frentes de massa, quanto no campo das ideias, com seus quadros políticos bem formados. Ele defende que a formação política dos militantes é fundamental para o fortalecimento do Partido em todas as suas frentes e isso compõe a estratégia do embate eleitoral que está por vir. “Os quadros políticos estão sendo mobilizados em todo o país para terem condições de se preparar para este grande confronto político que vai se dar a partir de junho.”

O secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, por sua vez, defende que o papel do PCdoB sempre é maior em momentos de crises políticas e situações agudas. “O Brasil está vivendo uma polarização política muito aguda, nestes momentos o papel do Partido sempre aumenta. Por isso precisamos nos preparar para essas grandes batalhas e isso significa fortalecer nossa política de quadros.”

Os dirigentes reunidos no Comitê Central debateram diretrizes fundamentais para o projeto estratégico do PCdoB, que propõe a construção de um partido comunista de quadros e massa. Um partido apto para a disputa da hegemonia na sociedade num processo de acumulação de forças nas frentes institucionais, dos movimentos sociais e da luta de ideias.

O membro do Comitê Estadual da Bahia, Elias Dourado, acredita que esta reunião é o momento para os dirigentes e secretários estaduais debaterem suas visões regionais de cada situação, alinharem os pensamentos e voltarem fortalecidos a seus estados para disseminar entre a militância as diretrizes partidárias.