Chapa 1 vence a eleição do Sindicato dos Bancários

O processo eleitoral para a escolha da nova gestão do Sindicato dos Bancários da Bahia foi encerrado na última quinta-feira (8/5) e a Chapa 1 – Avançar na Luta venceu, com o expressivo percentual de 83% dos votos. A nova gestão, que vai comandar a entidade pelos próximos três anos (2014-2017), tem como presidente o advogado e atual vice-presidente Augusto Vasconcelos, um jovem de 32 anos.

Derrotada, a concorrente Chapa 2 – Independência e Renovação obteve 17% dos 6.465 votos dos bancários de todo o estado (o percentual não inclui os brancos e nulos, que somaram 43 e 70, respectivamente). A votação, que começou na terça-feira (6/5), teve duração de três dias.

A vice-presidência do sindicato será ocupada pelo atual presidente, Euclides Fagundes, o que reforça a preocupação da gestão em aliar a renovação e a experiência, na condução da entidade. A Chapa 1 foi composta, ainda, por bancários e bancárias de diferentes cargos e setores, e de diferentes municípios – há representantes da capital e do interior.

“A categoria demonstra que aposta num Sindicato contemporâneo para enfrentar a ganância do sistema financeiro. As conquistas obtidas até aqui são muito importantes, mas nós queremos mais”, afirmou Augusto Vasconcelos, logo após o resultado, através da assessoria de imprensa do sindicato. 

O Sindicato dos Bancários da Bahia é filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e é um dos mais antigos e mais atuantes do estado. Fundada em 1933, a entidade está inserida, desde então, em importantes conquistas do movimento social brasileiro.

De Salvador,
Erikson Walla