Natação: Paratletas cearenses se destacam em competição

Sesporte apoia atletas que participaram do torneio que faz parte do circuito paralímpico

Três paratletas apoiados pela Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) foram medalhistas de natação do Open Brasil Caixa Loterias. O evento foi realizado de 24 a 26 de abril no Complexo Esportivo do Ibirapuera, em São Paulo.

Com a chancela do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e com a participação das seleções brasileiras de adultos e de jovens em natação e atletismo, a competição é promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o patrocínio da Caixa Loterias, sendo financiada por um convênio entre o CPB e Ministério do Esporte.

Carlos Alberto Lopes Maciel, que voltou para o Ceará com três medalhas de ouro e uma de prata, destaca que o sucesso também pode ser celebrado pelo aumento das competições paraesportivas que abrem novas portas no Brasil. Segundo Carlos Maciel, no Ceará existem cerca de quatro competições voltadas aos paratletas, o que representa “um crescimento, em boa proporção, que deve seguir agregando o desporto ao paradesporto com o intuito de divulgar esse tipo de competição”.

Para Henrique Gurgel, que conquistou duas medalhas de prata, existe uma grande e importante demanda do esporte paralímpico tendo em vista que, a cada dia, os atletas entram mais cedo na prática esportiva, o que aumenta o nível das competições e a necessidade de centros de alto rendimento voltados ao esporte paralímpico.

Francisco Elione de Sousa Silva trouxe para casa duas medalhas de bronze e destaca o suporte dado pela Sesporte. “Esse apoio faz diferença no estimulo e na formação, para melhorar a alimentação e o acesso às competições”. Já para Carlos Maciel, o apoio da Sesporte fortalece os paratletas. “Você tem um gás a mais para lutar e ganhar, assim nos sentimos representando o Estado”.

O Secretario do Esporte do Estado do Ceará, Gilvan Paiva, afirmou que o Ceará tem buscado dar incentivo e mais oportunidades aos atletas. O fortalecimento da política pública do esporte passa por “investirmos nos paratletas, formando exemplos que podem e devem ser seguidos”.

Fonte: Sesporte